sábado, 5 de dezembro de 2009

Manter a biodiversidade contribui para deter o aquecimento global

Conservar a biodiversidade também é conservar o clima. As florestas são como uma máquina de absorção de calor e de reserva de carbono. De 15% a 20% da água liberada pelos rios de todo o mundo vêm do rio Amazonas. O desmatamento é o principal responsável pelo Brasil estar em quarto lugar mundial entre os maiores emissores de gases de efeito estufa, os causadores do aquecimento do planeta.

O aquecimento global recente tem impactos ambientais intensos (como o derretimentodas geleiras e calotas polares), assim como em processos biológicos (como os períodos defloração)


Algumas conseqüências notáveis do aquecimento global foram já observadas, como oderretimento de geleiras nos pólos e o aumento de dez centímetros no nível do mar em umséculo. Uma tendência de aquecimento em todo o mundo, especialmente nas temperaturasmínimas, em grandes cidades do Brasil como São Paulo e Rio de Janeiro, pode ser agravadapela urbanização. Os modelos globais de clima projetam para o futuro, ainda com algum graude incerteza, possíveis mudanças em extremos climáticos, como ondas de calor, ondas de frio,chuvas intensas e enchentes, secas, e mais intensos e/ou freqüentes furações e ciclones tropi-cais e extratropicais.


A Terra sempre passou por ciclos naturais de aquecimento e resfriamento, da mesmaforma que períodos de intensa atividade geológica lançaram à superfície quantidades colos-sais de gases que formaram de tempos em tempos uma espécie de bolha gasosa sobre oplaneta, criando um efeito estufa natural. Ocorre que, atualmente, a atividade industrial estáafetando o clima terrestre na sua variação natural, o que sugere que a atividade humana é umfator determinante no aquecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário