domingo, 29 de novembro de 2009

Biodiversidade e ecossistema

Que tal começar a se interessar pela preservação da vida no planeta?

Você já escutou sobre as mudanças climáticas que acontecem no mundo e que estão deixando os cientistas muito preocupados. O clima anda tão maluco que estudos afirmam: o gelo do Ártico e da Antártica diminui a cada verão. Pior ainda, numa velocidade maior do que o previsto. E se pensa que isso não afeta a sua vida, está enganado. Com o derretimento, o nível dos oceanos aumenta. Muitas espécies de animais e plantas podem se extinguir e as mudanças climáticas – muito calor no verão e frio rigoroso no inverno – só pioram. Até porque tudo o que acontece em um lugar afeta o planeta inteiro, atingindo a biodiversidade e os ecossistemas de toda a Terra.
Vidas diferentes

De uma maneira bem simples, a gente pode falar que biodiversidade é toda a riqueza e a variedade que encontramos entre os seres que têm vida, no reino animal e vegetal.
• Qualquer planta, da árvore gigantesca até um minúsculo mato, todos os animais e os microrganismos que nos fornecem alimentos e remédios fazem parte da biodiversidade.
• Está presente em todo lugar: nos desertos, no alto das montanhas geladas, nas fontes, rios e mares.
• Os pesquisadores não sabem ao certo quantas espécies vegetais e animais há no mundo. Mas calculam que existam entre 10 e 50 milhões. Entretanto, desse universo, os cientistas conseguiram classifi car apenas 1,5 milhão de espécies. O Brasil é considerado o país campeão da biodiversidade porque aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui.

Em harmonia


Mas para que milhões de vidas não acabem sumindo como os dinossauros, a natureza criou um esquema que os cientistas chamam de ecossistema.

• Ele organiza a convivência entre os animais, os vegetais, os microrganismos que vivem em um determinado ambiente, que pode ser o solo, a água ou a atmosfera. Em cada um desses meios, pode existir um, vários ou até milhares de ecossistemas diferentes entre si, mas que devem conviver em equilíbrio para que uns não “destruam” os outros.
• É mais ou menos como um condomínio, onde moram pessoas de vários países e muitas espécies de animais como cães, gatos, papagaios e passarinhos.
Se não houver regras para uma boa convivência, imagine só o caos que pode acontecer.
• Caso haja uma modificação em um único habitante desse ecossistema, todos os outros moradores do “condomínio” podem ser afetados. Por exemplo: um homem joga agrotóxicos nas plantações. Além de causarem doenças, por causa das chuvas, esses venenos podem contaminar os rios. Daí, os peixes acabam morrendo. Sem seu predador natural (o peixe), os insetos proliferam, atacam os homens, as plantações e os animais. Viu só que bagunça? Por isso, todo ser humano, tem o dever de preservar o meio ambiente.

Como você pode ajudar a preservar a fauna e a flora e auxiliar o ecossistema da sua região a manter o equilíbrio.
• Não jogue nenhum lixo nas ruas. Ele entope os bueiros, provoca inundações que trazem mais lixo para as ruas, o que, por sua vez, aumenta o número de animais nocivos à saúde.




• Plante, pelo menos, uma árvore e incentive seus amigos, familiares, vizinhos e conhecidos a fazer o mesmo. As plantas limpam o ar, pois diminuem a quantidade de monóxido de carbono na atmosfera. Esse gás é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.




• Faça uma campanha na escola, no seu prédio, no seu bairro para que todos pratiquem a carona solidária. Com menos carros nas ruas haverá a diminuição da concentração de gás carbônico no ar.




• Por fim, acredite: se cada pessoa deste planeta se habituar a tomar atitudes como essas estará contribuindo para preservar a biodiversidade e cada espécie poderá viver em paz em seu próprio ecossistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário