sábado, 28 de novembro de 2009

22 de Maio: Dia Internacional da Biodiversidade




Celebra-se em todo o mundo no dia 22 de Maio o DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE ou da DIVERSIDADE BIOLÓGICA.


O Dia Internacional da Biodiversidade foi instituído pela UNESCO com o objetivo de promover o conhecimento sobre a biodiversidade e alertar para os problemas a ela associados como as alterações climáticas, as rápidas mudanças nos diferentes habitats e as conseqüentes modificações nas taxas de reprodução animal e no crescimento das plantas ou, em casos extremos, o desaparecimento de inúmeras espécies de fauna e flora.

O Decreto-Lei nº 21/93, de 21 de Junho, que ratificou a CONVENÇÃO DA BIODIVERSIDADE, define a biodiversidade como a “variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de cada espécie, entre as espécies e dos ecossistemas”.

Numa perspectiva global, este termo pode ser considerado como sinônimo de “Vida na Terra”, resultado de mais de 3 mil milhões de anos de evolução. O número exato de espécies atualmente existente é desconhecido: até à data foram identificadas cerca de 1,7 milhões mas as estimativas apontam para um mínimo de 5 milhões e um máximo de 100 milhões.

A biodiversidade deve ser protegida devido:

• Ao seu valor intrínseco: a natureza está na base de numerosas atividades recreativas, turísticas e culturais.
• Aos serviços ecossistêmicos que presta: a natureza fornece-nos os elementos necessários à nossa vida e ao nosso bem-estar (alimentos, medicamentos, água, ar, etc.). Existe um limite para a capacidade de substituição, pelo engenho humano e pela tecnologia, desses serviços naturais.
Estas são as mais importantes ameaças à biodiversidade:
• Mudanças na utilização dos solos, que fragmentam, degradam e destroem os habitats. Esta mudança de afetação deve-se, principalmente, ao crescimento demográfico e ao aumento do consumo por habitante, dois fatores que irão intensificar-se no futuro e gerar maiores pressões.
• Alterações climáticas, que destroem certos habitats e organismos, perturbam os ciclos de reprodução, obrigam os organismos móveis a deslocar-se, etc.
• Outras pressões importantes são a super-exploração dos recursos biológicos; a difusão de espécies alóctones invasivas; a poluição do ambiente natural e dos habitats; a mundialização, que aumenta a pressão devida ao comércio, e a má governabilidade (incapacidade de reconhecer o valor econômico do capital natural e dos serviços ecossistêmicos).

A conservação da biodiversidade é crucial, especialmente quando se trata de preservar os habitats mais afetados pela mudança climática. Compreender o alcance desta ligação permitirá enfrentar de uma forma mais eficaz os desafios das próximas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário