segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Turismo e Biodiversidade

Entende-se por turismo nos dias de hoje, como uma atividade econômica, política, cultural e social, com importantes impactos ambientais.
Desde os primórdios a relação entre “Turismo e Ambiente” é bastante conturbada, partindo principalmente dos conceitos de ambiente, sustentabilidade e ecoturismo.
No ponto de vista de alguns estudiosos, entre outros interessados pelo assunto a atividade turística está ligada, diretamente com o meio ambiente e é apontada como um dos principais depreciadores do ambiente explorado; enquanto outros pontos de vista defendem a idéia que está e uma maneira eficaz para proteção do meio ambiente.
Com a globalização paises de menor poder econômico identificaram no turismo uma forma de suprir algumas de suas necessidades.
O Brasil em especial, concentra em seu território a maior biodiversidade existente no planeta, qual vem sendo explorado desordenadamente com fins turístico.
Os impactos ambientais dos últimos anos decorrentes desta exploração são muito preocupantes.
Portanto os profissionais de turismo, o “Turismólogo”, devem criar uma nova postura ética ante ao meio ambiente, ou sua vitalidade sofrerá sérios problemas entre eles o esgotamento.
E de qual maneira viver esta nova realidade, uma vez que o meio ambiente e o desenvolvimento encontrão - se intimamente ligados?
Devendo os turismólogos a partir do principio turístico repensa – lo, pois o espaço é finito todas as atividades devem conscientizar – se desses limites.

Descrição
Os impactos ambientais decorridos das atividades turísticas devem - se ao mau planejamento, que em sua grande maioria é elaborado por profissionais das mais diversas áreas.
Alguns dos principais problemas em explorar o meio ambiente para fins turísticos são:
• Planos de manejo mal elaborados.
• Visitação desordenada (inexistência de planos turísticos).Estes pontos citados preocupam a integridade ecológica das áreas escolhidas para prática do ecoturismo. Os impactos criados pelo crescente número de visitação geram distúrbios que comprometem o ecossistema explorado para prática do turismo, interferindo diretamente na paisagem, alterando os ritimos da fauna e flora, toda está interferência gera a redução da biodiversidade ecológica, biológica, geológica e cultural da região.
E para que haja uma plena recuperação deste ecossistema e sua biodiversidade em condições mínimas aceitáveis, será acrescida de grande dificuldade.
Quanto aos impactos ambientais decorrentes da exploração desordenada e mal planejada, destacam - se três, sob a ação direta da sua utilização.
• Fauna - Os impactos em relação a fauna ainda não são bem conhecidos, mas sabe -se que existe uma alteração quanto ao número de espécies, tendo um aumento das espécies mais tolerante a presença do homem, uma diminuição aos mais sensíveis...
• Solo - Os principais impactos causados ao solo são: a compactação e a redução da capacidade de retenção de água pelo solo, alterando assim a capacidade de sustentar a vida vegetal e animal do ambiente, seguido pela erosão...
• Vegetação - Os impactos causados levam a extinção local de plantas por choque mecânico diretamente e indiretamente causado pela compactação do solo, a erosão deixa de maneira exposta às raízes das plantas comprometendo sua sustentação e tornando - as vulneráveis a contaminação de suas raízes por pragas, além das alterações que ocorrem no ambiente.
Análise Crítica

É imprescindível que seja realizado um estudo minucioso, a fim de colher informações necessária, para realização de um planejamento com bases sólidas, para se obter sucesso e reduzir os impactos ambientais que ocorrem com a exploração do meio ambiente.Para que este sucesso seja plenamente obtido faz -se necessário que uma comissão interdisciplinar seja montada, e que um turismólogo seja o pilar de orientação para o melhor desenvolvimento do trabalho, e que este trabalho seja desenvolvido em equipe com objetivos já definidos.

Preposições

Propõem - se que:

• Para execução de projetos turísticos, o mesmo seja elaborado e coordenado por um "Turismólogo".
• Seja realizado estudo de impactos ambiental.
• A elaboração de um Plano de manejo.
• Realize um trabalho de conscientização aos visitantes e a população local.
• Investimentos em novas tecnologias.
• Viabilização de projetos de recuperação e proteção da área explorada.
• A realização de Projetos de engenharia civil para minimizar o impacto ambiental causado pela visitação (ex. passarelas suspensas para evitar a degradação do solo).
Essas são alguns tópicos que devem ser utilizados, para elaboração de um projeto de ecoturismo a fim de evitar os impactos ambientais negativos que a atividade possa vim a causar. Medidas simples, mas que contribuíram e muito para preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário