segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Biodiversidade Em Foco






- Dados gerais sobre a biodiversidade no Brasil.








  • Os países tropicais são os que possuem maior biodiversidade. As condições amenas de temperatura e a maior disponibilidade de água favorecem o desenvolvimento de novas espécies. Além disso, a vida parece ter surgido nos trópicos e o maior tempo de evolução junto a uma maior disponibilidade de energia e água podem ter permitido que um maior número de organismos e de interações tenham se desenvolvido. Acredita-se que os trópicos também serviram de refúgio para várias espécies durante os períodos de glaciação.


    O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. Essa enorme variedade de animais, plantas, microrgaismos e ecossistemas, muitos únicos em todo o mundo, deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país. O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. Nenhum outro país tem registrado tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas. Os números impressionam, mas, segundo estimativas aceitas pelo Ministério do Meio Ambiente o MMA, eles podem representar apenas 10% da vida no país. Como várias regiões ainda são muito pouco estudadas pelos cientistas, os números da biodiversidade brasileira tornam-se maiores na medida em que aumenta o conhecimento.




O Brasil é um dos países que abrigam maior biodiversidade no Planeta, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Estima-se que o Brasil possua de 15 a 20% de toda a biodiversidade mundial. As estimativas não param por aí: no Brasil encontramos 45 mil espécies de plantas superiores (22% do total mundial), 524 mamíferos (131 espécies endêmicas), 517 anfíbios (294 endêmicas), 1.677 espécies de aves (191 endêmicas) e 468 répteis (172 endêmicas). As estimativas seguem com cerca de 3.000 espécies de peixes de água doce e cerca de 1,5 milhão de insetos, mas este valor pode superar a marca dos 10 milhões.É possível, então, que grande parte da biodiversidade brasileira seja desconhecida da ciência. E somente com investimento e pesquisa poderemos descobrir mais sobre essa incrível biodiversidade. Não é a toa que regiões da Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado são classificados como "Hot Spots" mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário